O Festival Escolíadas surge em 1989, partiu da necessidade de oferecer às escolas secundárias da região, a possibilidade de contatarem de perto com cultura e arte.

Havia o espaço – a Discoteca Quinta dos Três Pinheiros – os meios técnicos e os recursos humanos necessários à concretização. No início, eram 6 escolas. O efeito foi uma surpresa para todos. O nível de qualidade dos trabalhos apresentados foi elevado, criaram-se laços de amizade e nasceu um espírito de grupo, surpreendente, em todas as escolas aderentes.

 Mas afinal, qual era a proposta feita às escolas? Cada escola tinha que apresentar 3 provas – uma de teatro, uma de música e ou dança e uma de pintura.

 Pelo espaço disponível, tornava-se necessário que houvesse uma proteção entre o público e o palco, visto que, devido ao ambiente de discoteca, poderia haver barulho durante as provas e confusões na pista. E assim surgiu a claque que, logo na sua estreia, superou todas as expectativas.

A claque, em uniformidade com os temas apresentados na prova da sua escola, vinha vestida a rigor, com cânticos originais, coreografias e participava nas provas. Assim, tínhamos ganho uma proteção para quem se apresentava no palco, uma motivação e um novo elemento em concurso.

 Inicialmente, o júri, era composto por professores das escolas da região, ligados às artes dramáticas, plásticas e música. Atualmente integram a mesa de júri, elementos nomeados pelas seguintes entidades e também parceiras: DGEstE, D.R.C.C., U.C., U.A. e I.P.D.J.

 Assim foi - se assistindo ao crescendo do evento, até aos dias de hoje.

 A 25ª Edição conta com 27 escolas (secundárias, profissionais e colégios) de três distritos, 5 salas de espetáculo de eleição, a receber o evento, um júri especializado sem qualquer ligação às escolas participantes e um staff com mais de 20 elementos.

 Criatividade. Liberdade. Sonho. Superação. Liderança. Envolvimento. Pertença. Partilha de Valores. Entrega. Trabalho. Talento. Pintura. Dança. Teatro. Música. Várias Gerações. Cultura. Arte…

 Tudo isto e muito mais, presente no palco do Festival Escolíadas.

 Venha assistir de perto!    Contamos consigo!